Blog

Você já ouviu falar em “mini-implantes” ou “mini-placas”?

De: | Tags: , | Comments: 0 | novembro 9th, 2017

Os mini-implantes são pequenos parafusos, feitos de titânio ou de aço, que são inseridos no osso alveolar (entre as raízes) sob anestesia local. Este procedimento é considerado minimamente invasivo, pois não é necessário cortar a gengiva para sua instalação, evitando assim grandes desconfortos.

Quando fazemos movimentações ortodônticas temos que ter em mente a terceira lei de Newton, a “lei da ação e reação”, ou seja, se queremos “puxar” um dente para frente o outro dente tende a ir para trás, como se fosse um “cabo de guerra”. Com o advento dos mini-implantes é possível eliminar a força de reação, pois por ser fixado em osso e não em dentes, estes oferecem o que chamamos de máxima ancoragem, ou seja, é possível movimentar apenas alguns dentes sem prejudicar o segmento de dentes que não se deseja mexer.

Com eles é possível fazer algumas movimentações ortodônticas que antigamente não se conseguia, por exemplo, a correção de dentes extruídos. Também é possível eliminar o uso de alguns aparelhos extra bucais, conhecidos popularmente como “freio de burro”, cujo sucesso do tratamento depende exclusivamente da colaboção do paciente, ou seja, se o paciente não usar o tratamento não evolui, prolongando-se desta forma o tempo que o paciente deve ficar com o aparelho ou até mesmo impossibilitando a resolução do caso.

As mini-placas, diferentemente dos mini-implantes, são feitas apenas de titânio e são inseridas a cima das raízes. Sua instalação também é feita sob anestesia local, porém é necessário fazer a abertura da gengiva. Este dispositivo é indicado quando não há espaço entre as raízes ou quando o movimento ortodôntico ocorrerá no local onde seria colocado o mini-implante. Os benefícios da mini-placa são os mesmos obtidos com o mini-implante.

 

A Loyola e Avellar possui profissionais capacitados e tem como objetivo cuidar da saúde e bem-estar de seus pacientes.  Agende sua consulta agora mesmo:  http://loyolaeavellar.com.br/clinica/contato/  ou (41) 3076-3054

dr. fabiana

 

Dra. Fabiana Bonin

CRO/PR – 23873

Compartilhe...