Blog

Meu filho perdeu o dente de leite muito cedo, devo me preocupar?

De: | Tags: , | Comments: 0 | outubro 31st, 2017

Os dentes decíduos, conhecido como os “dentes de leite”, apesar de serem transitórios, desempenham funções muito importantes no crescimento da criança, e sua perda precoce pode prejudicá-la em vários fatores, tais como na:

Posição inadequada dos dentes permanentes: todos os dentes decíduos servem como guia para a posição correta dos dentes permanentes, portanto, quando há perda precoce, a tendência é que ocorra falta de espaço para o nascimento do novo dente, fazendo com ele nasça torto.

Crescimento inadequado da face: quando a criança perde um deite de leite, todos os ossos da sua face sofrem, pois eles estimular o crescimento correto do seu rosto.

Mastigação: a falta de dentes impossibilita uma correta trituração dos alimentos, prejudicando o sistema digestivo, e desestimulando a criança a consumir alimentos mais duros/inteiros, fazendo com que ela prefira os alimentos pastosos/líquidos, afetando assim o seu desenvolvimento;

Deglutição: a falta de dentes anteriores faz com que a criança posicione a língua entre os dentes, propiciando a formação de uma mordida aberta anterior, e dificultando a deglutição dos alimentos.

Respiração: ao formar a mordida aberta anterior a tendência é que a criança passe a respirar pela boca e não pelo nariz, como deve ser.

Conversação: com a perda dos dentes de leite anteriores perde-se também o anteparo para a língua, desta forma a criança passa a ter dificuldades em pronunciar certas palavras, principalmente as com a letra “S”.

Fatores psicossociais: a perda precoce dos “dentes de leite”, principalmente os dentes da frente, afeta muito a vida social de uma criança, fazendo com que ela se intimide ou até mesmo sofra bulling nos seus espaços de convívio. Tudo isso afeta de forma negativa o psicológico da criança.

O que devo fazer?

Quando ocorre a perda precoce é importante procurar a orientação do ortodontista, pois através de aparelhos ortodônticos é possível evitar estes danos.

O ortodontista poderá avaliar a necessidade de alguma terapia ortodôntica.

Alguns aparelhos usados para esse fim são: mantenedores de espaços, grade lingual e esporões.

A Loyola e Avellar possui profissionais capacitados e tem como objetivo cuidar da saúde e bem-estar de seus pacientes.  Agende sua consulta agora mesmo:  http://loyolaeavellar.com.br/clinica/contato/  ou (41) 3076-3054

dr. fabiana

 

Dra. Fabiana Bonin

CRO/PR – 23873

Compartilhe...