APARELHOS ORTODÔNTICOS

Sorriso bonito e bem alinhado não é apenas uma questão de estética. Além de valorizar a aparência física e garantir mais autoestima no ambiente de trabalho e na vida pessoal, a correção dos dentes é fundamental para a saúde, já que evita problemas relacionados a doenças gengivais, perda de osso ao redor dos dentes, alterações da fala e problemas funcionais.
Com o avanço da ortodontia, o uso do aparelho ortodôntico tem se tornado cada vez mais viável, acessível e simples. Além disso, novos modelos vem surgindo nos últimos anos.

Aparelho removível

Este tipo de aparelho é indicado para pacientes na dentição de leite, para pequenas movimentações dentárias, e ao final do tratamento ortodôntico fixo, é utilizado como aparelho de contenção. Geralmente seu uso deve ser constante, tanto durante o dia quanto a noite, sendo que sua suspensão de uso, sem a orientação do especialista, pode prejudicar o resultado do tratamento.

A maior vantagem deste tipo é que, por ele ser móvel, pode ser retirado na hora das refeições e também para higiene dos dentes. Um ponto importante a ser considerado é a necessidade de cooperação do paciente. Uma vez que no caso de aparelhos removíveis, a obtenção dos resultados dependem exclusivamente da sua utilização por parte do paciente.

Aparelho ortodôntico fixo metálico

É o mais tradicional e usado pela maioria dos pacientes. Utiliza peças metálicas coladas aos dentes chamadas de brackets ou bráquetes, fios ortodônticos e borrachinhas elásticas. Atualmente, consiste numa opção acessível para os pacientes, com um custo relativamente baixo e um sistema operacional confiável. No entanto, compromete a estética, por seus brackets serem de aço inoxidável.

Uma alternativa para a questão estética é que esse mesmo tipo de aparelho possui uma versão estética.

Aparelho ortodôntico fixo estético (safira ou porcelana)

Com a mesma eficiência e princípio dos aparelhos ortodonticos fixos metálicos, os aparelhos estéticos utilizam brackets de safira ou porcelana, que são incríveis, especialmente, no quesito estética, já que são praticamente invisíveis e não alteram de cor com o passar do tempo. Contudo, podem ser mais frágeis e volumosos, e sua remoção pode ser mais complicada na hora da descolagem dos brackets estéticos, quando comparados aos brackets metálicos.

Aparelho Autoligado

Os aparelhos autoligados utilizam, assim como os aparelhos ortodonticos fixos convencionais, brackets colados aos dentes e fios ortodônticos. A característica principal deste aparelho é que seus brackets possuem clipes que dispensam as borrachinhas que prendem o fio ortodôntico ao aparelho. Dessa forma, geram muito menos atrito durante a movimentação dentária, favorecendo com que a movimentação dentária ocorra de forma mais fácil e rápida, reduzindo o tempo de tratamento e aumentando o intervalo entre as consultas de ativação. Também acumulam menos placa bacteriana ao redor dos brackets. Podem ser encontrados na opção metálica ou estética. Por ser um tipo de aparelho mais sofisticado, seu custo é um mais elevado que os aparelhos tradicionais.

Aparelho ortodôntico lingual

Indicado para pessoas preocupadas com a estética e que não desejam ficar com os brackets à mostra. Este aparelho utiliza bracket metálicos que são colados por trás dos dentes, através de uma técnica específica de colagem indireta. A higienização pode se tornar mais difícil e seu uso pode causar desconforto no início ou machucar a língua, além de poder atrapalhar a fala no início do tratamento. Além de seu custo ser bastante elevado.

Alinhadores Transparentes

Neste tipo de aparelho, ao invés do uso de brackets colados aos dentes e fios ortodônticos, são utilizados uma série de alinhadores sequenciais, transparentes e removíveis que movimentam gradualmente os dentes. Por serem transparentes são extremamente estéticos. São bastante confortáveis e podem ser removidos para alimentação e higiene, favorecendo assim uma boa higiene dentária durante todo o tratamento. Um exemplo destes alinhadores é o aparelho Invisalign. Embora seja um aparelho com grandes vantagens para o paciente, tem algumas limitações quanto a mecânica ortodôntica e ainda apresenta um custo elevado quando comparado aos aparelhos fixos convencionais.

Perguntas frequentes

Como saber se eu preciso me consultar com um ortodontista?
Normalmente o seu dentista clínico, que faz as suas revisões periódicas, é quem vai avisá-lo caso haja a necessidade de se consultar com um ortodontista. Você também poderá procurar um especialista em ortodontia caso perceba problemas no posicionamento dos dentes ou algum desconforto na mordida.

 

Qual a idade certa para começar a utilizar aparelhos ortodônticos?
Não existe uma idade certa para ter um sorriso mais bonito e saúde bucal adequada. Entretanto, recomendamos que a partir dos 6 anos de idade seja feita a primeira consulta no consultório do ortodontista, isto porque, nesta fase acontecem algumas mudanças importantes no desenvolvimento facial e dentário das crianças e podemos identificar os primeiros sinais de uma má oclusão.

 

Quem precisa usar aparelho ortodôntico?
O tratamento com aparelhos ortodônticos é recomendado para pessoas que possuem dentes tortos, dentes inclinados para frente, mal relacionamento entre os maxilares por problemas esqueléticos e que tenham dificuldades na mastigação.

 

Quanto tempo leva um tratamento ortodôntico?
O tempo de tratamento varia de acordo com a gravidade de cada caso e com o tipo de tratamento que está sendo executado.

 

Quais alimentos devem ser evitados durante o tratamento ortodôntico?
Alimentos duros em geral, tais como frutos secos (castanhas, nozes, amêndoas, amendoim), cereais (granola, milho, pipoca), balas e doces grudentos (pé de moleque, pirulitos, caramelos, etc.), devem ser evitados, pois podem danificar as estruturas do aparelho, quebrando ou soltando brackets. Alimentos fibrosos como frutas e legumes crus também devem ser consumidos com cuidado, uma vez que também podem fraturar o aparelho. Neste caso, o ideal é que o alimentos sejam picados em tamanhos pequenos para que não danifiquem as peças do aparelho. Pacientes que usam aparelhos estéticos devem evitar alimentos com muito corante, pois os mesmos mancham as borrachinhas elásticas.

Descubra qual o aparelho perfeito para você, marque sua consulta!

FALE CONOSCO

Nos envie uma mensagem pelo formulário ao lado!

Você também pode agendar um horário pelo site www.consulteaqui.com.br, ou ligue agora:

41. 3076-3054