Blog

Terapia tripla no tratamento da artrite reumatoide mostra melhor custo-benefício

De: | Tags: , , , | Comments: 0 | janeiro 29th, 2018

LOYOLA & AVELLAR ATUALIZAÇÕES

Terapia Tripla X Terapia Biológica

Os resultados de um recente estudo mostraram que os regimes de terapia biológica, como Enbrel (etanercepte), Humira (adalimumabe), Remicade (infliximabe), Simponi (golimumabe) ou Cimzia (certolizumabe), têm menor custo-eficácia em relação à combinação de DMARDs ( drogas anti-reumáticas modificadoras de doenças) em terapia tripla com sulfasalazina, hidroxicloroquina e metotrexato no tratamento da artrite reumatoide.

O estudo mostrou também que esta terapia tripla também foi tão eficaz quanto as terapias biológicas.

Esse resultado é proveniente de uma análise abrangente de custo-eficácia realizada em um estudo intitulado “Triple Therapy Versus Biologic Therapy for Active Rheumatoid Arthritis,”, publicado na revista Annals of Internal Medicine.

De acordo com as diretrizes atuais do Colégio Americano de Reumatologia, as terapias biológicas devem ser iniciadas somente após o tratamento com  DMARDs convencionais.

No entanto, para muitos pacientes os DMARDs são ineficazes no tratamento dos sintomas da artrite reumatoide; por esse motivo, os medicamentos biológicos se tornaram amplamente utilizados, estando entre os 10 medicamentos mais vendidos nos últimos 10 anos.

Essa tendência aumentou muito os custos do tratamento da artrite reumatoide, porque o valor de mercado das drogas biológicas é muito maior comparado aos DMARDs, que são relativamente baratos.

O Estudo

O trial Rheumatoid Arthritis Comparison of Active Therapies (RACAT) comparou os benefícios do tratamento com o fármaco biológico etanercepte combinado com DMARD metotrexate como estratégia de primeira linha, com o tratamento com terapia tripla de DMARDs (sulfassalazina, hidroxicloroquina e metotrexate).

Este estudo recrutou um total de 352 pacientes que não responderam ao tratamento padrão com metotrexato.

Após a avaliação da eficácia das diferentes estratégias terapêuticas no controle dos sintomas da artrite reumatoide, os pesquisadores descobriram que a terapia tripla era tão efetiva quanto os medicamentos biológicos. Os pacientes que não apresentaram melhorias significativas com Etanercepte-Metotrexate após 24 semanas apresentaram uma resposta favorável à terapia tripla. Esses resultados levantaram muitas questões quanto à relação custo-eficácia das opções de tratamento de AR.

Pesquisadores da University of British Columbia and St Paul’s Hospital, em Vancouver, estimaram a relação custo-eficácia de cada regime de tratamento de primeira linha para a artrite reumatoide.

Levando em consideração os resultados do teste RACAT, os pesquisadores descobriram que a terapia Etanercepte-Metotrexate como terapia de primeira linha proporcionou pequenas melhorias na qualidade de vida dos pacientes. A análise de longo prazo mostrou que a terapia Etanercepte-Metotrexate resultaria em 0,15 anos de vida adicionais ajustados pela qualidade de vida (QALY*), mas com o custo adicional de 77.290 dólares.

Os efeitos positivos dos medicamentos biológicos foram associados a uma custo financeiro substancialmente maior.

Em comparação com a terapia tripla, a administração de produtos biológicos de primeira linha levou a uma relação custo-eficácia incremental de 521.520 dólares por QALY por paciente, o que está muito acima do que é considerado aceitável para o sistema de saúde dos EUA.

“Descobrimos que os custos adicionais associados ao uso de Etanercepte-Methotrexate antes da terapia tripla não proporcionam um bom valor aos pacientes com artrite reumatoide não adequadamente controlados com o metotrexate isoladamente”, escreveram os autores.

“Mesmo em uma perspectiva a longo prazo, em cenários otimistas, a terapia de primeira linha com Etanercepte-Metotrexate ou também com outros medicamentos biológicos não é um custo-eficaz em comparação com o uso de terapia tripla primeiro”, concluíram

* QALY (Quality Adjusted Life-Year) = medida amplamente usada e aplicada para orientar decisões de alocação de recursos aos cuidados à saúde.

Texto publicado no Rheumatoid Arthritis News

 

Não deixe de ler também: 

artrite-reumatoide

 

O que é artrite reumatoide, quais os sintomas e como é o tratamento? 

 

Artrite Reumatoide e Periodontite

 

Artrite Reumatoide e Periodontite: Você sabia que existem relações entre elas?

 

A Loyola e Avellar possui profissionais capacitados e tem como objetivo cuidar da saúde e bem-estar de seus pacientes.  Agende sua consulta agora mesmo:  http://loyolaeavellar.com.br/clinica/contato/ ou 41.3076-3054

Marcelo de Loyola e Silva Avellar Fonseca CRM-PR 24-812

 

Dr. Marcelo de Loyola e Silva Avellar Fonseca – Reumatologista

 

Compartilhe...

Comentários

comentários