REUMATOLOGIA

Marcelo de Loyola e Silva Avellar Fonseca CRM-PR 24-812

Marcelo de Loyola e Silva Avellar Fonseca
CRM-PR 24-812

Dr. Marcelo de Loyola e Silva Avellar Fonseca

Reumatologista Curitiba

  • Formação acadêmica em Medicina pela Pontifícia Universidade  do Paraná  (PUC-PR)
  • Residência em Clinica Médica no Hospital Santa Casa da Misericórdia de Curitiba – PUC-PR
  • Residência em Reumatologia no Hospital Universitário de Maringá – UEM
  • Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Reumatologia
  • Médico reumatologista do Hospital Nossa Senhora das Graças.
  • Preceptor em Reumatologia da Residência de Clínica Médica do Hospital e Maternidade de São José dos Pinhais

REUMATOLOGIA

rm É a área da medicina que estuda as doenças que acometem as articulações, ossos, músculos, tecido conjuntivo e o sistema imune. O reumatologista é o médico especializado em estudar e tratar essas afecções.

O termo reumatismo, apesar de consagrado, não deve ser utilizado para definir apenas uma doença, mas sim um grupo extenso delas. Atualmente estão descritas mais de 100 doenças reumatológicas com diferentes causas e tratamentos.E ao contrário do que muitos pensam, essas doenças acometem pessoas de qualquer faixa etária.

Entre as doenças tratadas pelo reumatologista estão as bursites, tendinites, lombalgia (dor lombar), fibromialgia, dor miofascial, osteoartrite (“artrose”), osteoporose, artrite reumatóide, lúpus eritematoso sistêmico, espondilite anquilosante, gota, febre reumática, esclerose sistêmica (“esclerodermia”), doença de Paget, síndrome de Sjögren, vasculites (ex. poliarterite nodosa, granulomatose de Wegener, Churg-Strauss, arterite de células gigantes, arterite de Takayasu, doença de Behçet) e síndrome do anticorpo antifosfolipídeo.

Perguntas frequentes no consultório do reumatologista: 

O que é reumatismo?

Não existe uma doença chamada reumatismo. Na realidade, reumatismo é um termo utilizado para definir um grupo de mais de 100 doenças reumatológicas, desde bursites e tendinites até doenças mais complexas como as que acometem o sistema imunológico (ex. artrite reumatóide e lúpus eritematoso sistêmico).

O que é reumatismo no sangue?

É um termo popularmente utilizado para definir a febre reumática. Febre reumática é uma doença reumatológica desencadeada por bactérias (estreptococos do grupo A) que pode se manifestar com febre, dores articulares, artrite (articulações inchadas), alterações cardíacas e lesões cutâneas.

O que é autoimunidade ou doença auto-imune?

A autoimunidade é um desequilíbrio no sistema imunológico em que nossas células de defesa reconhecem o nosso próprio organismo como “inimigo”, como se fossem vírus, bactérias , células tumorais ou qualquer agente agressor.

Os principais fatores que contribuem para o desenvolvimento de auto-imunidade são a suscetibilidade genética e os desencadeantes ambientais, como as infecções. Todavia, a etiologia da maioria das doenças auto-imunes permanece desconhecida.

O exame FAN (Fator Anti-Nuclear) positivo/alterado significa a presença de alguma doença reumatológica?

Essa é uma dúvida bastante comum no consultório médico e motivo de grande procura pelo reumatologista. O exame FAN é um exame que se tornou bastante sensível nos últimos anos, mas em contra partida se tornou menos específico e com maior número de falsos-positivos. Isso quer dizer que muitos pacientes saudáveis podem apresentar o FAN positivo/alterado, mesmo não apresentando nenhuma doença reumatológica. É muito importante a interpretação correta do exame associado à clínica do paciente. Por isso é essencial a avaliação de um especialista para melhor elucidação.

O Fator Reumatóide positivo significa a presença de alguma doença reumatológica?

Semelhante ao que foi descrito em relação ao FAN, o Fator Reumatóide também pode ser positivo em pacientes saudáveis, que não possuem doença reumatológica. Aumenta-se essa chance de falso-positivo quanto maior a idade, principalmente após os 60 anos.  Por isso é muito importante o quadro clínico do paciente.  Exame laboratorial é sempre complementar.