Blog

Reumatismo no sangue existe?

De: | Tags: , | Comments: 0 | setembro 2nd, 2016

O que é reumatismo no sangue?

O reumatismo no sangue é apenas um termo popular que faz referência à doença febre reumática, já descrita em nosso último artigo. Apesar de ser uma expressão muito utilizada pela população, tecnicamente ela não existe, não sendo usada no meio acadêmico e científico pelos especialistas da área da reumatologia.

Este “apelido” dado à febre reumática se deve ao fato desta doença apresentar alterações em exames laboratoriais de sangue que ajudam na confirmação diagnóstica.

Afinal, o que é febre reumática?

A febre reumática é uma enfermidade sistêmica, de caráter inflamatório, mediada por uma resposta autoimune, que pode comprometer as articulações, sistema nervoso central, coração e pele.

Como surge a doença?

Os sintomas da febre reumática iniciam duas a três semanas após um quadro de infecção faringoamigdaliana, causada pela bactéria Estreptococo Beta-Hemolítico do grupo A de Lancefield, que não foi adequadamente tratada.

Pessoas propícias a desenvolverem febre reumática

A febre reumática comumente acomete crianças e adolescentes, entre cinco e quinze anos, que tenham propensão genética. É menos comum em crianças abaixo dos três anos ou em adultos.

Sintomas mais comuns

– Febre;

– Artrite de caráter migratório, principalmente em grandes articulações (joelhos, tornozelos, cotovelos e punhos);

– Cardite (inflamação do músculo cardíaco);

– Valvulite (inflamação da válvula do coração);

– Coréia de Sidenham, caraacterizada por surtos autolimitados de movimentos involuntários de face e membros, distúrbios emocionais e fraqueza muscular);

– Lesões cutâneas ( nódulos subcutâneos indolores e eritema marginado).

Todas as informações acima não substituem uma consulta médica. Logo, se você apresentar algumas das manifestações clínicas descritas, procure um especialista.

Caso você tenha interesse em saber mais detalhes sobre a Febre Reumática, acesse nosso blog e confira a matéria “Quais os sintomas da febre reumática?”.

 

Não deixe de ler também: 

 

Reumatismo: Entenda o que é

 

 

Um guia completo sobre reumatismo e seus tipos mais comuns 

 

A Loyola e Avellar possui profissionais capacitados e tem como objetivo cuidar da saúde e bem-estar de seus pacientes.  Agende sua consulta agora mesmo:  http://loyolaeavellar.com.br/clinica/contato/ ou 41.3076-3054

Marcelo de Loyola e Silva Avellar Fonseca CRM-PR 24-812

 

Dr. Marcelo de Loyola e Silva Avellar Fonseca – Reumatologista

Compartilhe...

Comentários

comentários

Leave a Reply