Blog

Exame FAN – O que significa FAN positivo?

De: | Tags: , | Comments: 0 | junho 8th, 2017

“ Meu FAN é positivo, eu tenho reumatismo ? ”

Essa é uma pergunta muito comum no consultório do médico reumatologista.  Antes de respondê-la  é preciso entender o que esse exame FAN significa , como interpretar o resultado  e em que doenças ele pode estar presente?

Nesse post tentaremos explicar de maneira clara todas as dúvidas que surgem a respeito do exame FAN.

 

O que é FAN?

O FAN, abreviação de Fator Antinuclear, também conhecido como anticorpo antinuclear (ANA), é um exame utilizado no rastreamento de autoanticorpos no sangue (soro) de pacientes com suspeita de doença autoimune.  Logo, deve ser solicitado apenas àqueles pacientes com suspeita de autoimunidade.

 

Como interpretar o resultado do exame FAN?

Ao longo dos últimos anos, o exame FAN foi se tornando bastante sensível, no entanto, menos específico.  Consequentemente,  houve um aumento de exames falso-positivos, isto quer dizer,  muitos pacientes saudáveis passaram a apresentar FAN positivo.

A presença do exame positivo não quer dizer que a pessoa  tenha uma doença autoimune, como também a sua ausência não exclui a presença de uma autoimunidade. A avaliação do padrão e da titulação do exame é de grande importância na interpretação.

Quanto maior a titulação, maior a chance da pessoa apresentar uma doença autoimune e determinados padrões falam mais a favor de autoimunidade.

 

Quais doenças podem levar a um FAN positivo?

Dentre as doenças reumatológicas, uma variedade  pode levar  a um exame alterado, como:

Outras doenças autoimunes podem cursar com FAN positivo como:

  • Doenças da tireoide ( tireoidite de Hashimoto e doença de Graves)
  • Doenças gastrointestinais ( doença inflamatória intestinal, cirrose biliar primária, hepatite autoimune)
  • Vitiligo
  • Psoríase

Doenças infecciosas também podem curar com positividade do FAN:

  • Infecções virais (hepatite C, parvovirose)
  • Infecções bacterianas ( tuberculose)
  • Infecção parasitária ( esquistossomose)

Além das doenças citadas acimas, o FAN pode estar positivo raramente em alguns cânceres e após uso de medicamentos específicos.

A presença  do exame FAN positivo pode causar muita angústia ao paciente quando mau interpretado. Por isso é muito importante a análise correta do exame associado à história clínica e exame físico do paciente.  E o reumatologista é o melhor profissional para uma melhor  elucidação.

 

Todas as informações acima não substituem a consulta médica com um especialista. Em caso de dúvida deixe seu comentário abaixo.

A Loyola e Avellar possui profissionais capacitados e tem como objetivo cuidar da saúde e bem-estar de seus pacientes.  Agende sua consulta agora mesmo:  http://loyolaeavellar.com.br/clinica/contato/ ou 41.3076-3054

Compartilhe...