Blog

Dose diária de amêndoas e chocolate escuro pode melhorar o colesterol

De: | Tags: , , | Comments: 0 | dezembro 13th, 2017

Amêndoas, chocolate escuro e o benefício para o colesterol

 

Em estudo publicado recentemente no Journal of the American Heart Association (AHA Journal), pesquisadores descobriram que introduzir amêndoas, chocolate escuro e cacau em uma dieta saudável pode ajudar a reduzir o LDL colesterol, um fator de risco conhecido para a doença arterial coronariana.

Nesse trial controlado, foi constatado que ao comer quase um terço de xícara de amêndoas por dia – sozinho ou combinado com um quarto de xícara de chocolate escuro e um pouco mais do que 2 colheres de cacau ao dia – houve uma melhora no perfil lipídico ( principalmente LDL colesterol) quando comparado com a média da dieta americana ausente de amêndoas e chocolate.

Conforme avaliou a pesquisadora Dra. Penny M Kris-Etherton, a mensagem do estudo não significa que as pessoas devem ingerir chocolate e amêndoa indiscriminadamente para redução do LDL. Segundo ela, como as pessoas podem destinar 270 das calorias diárias para alimentos livres de restrição, o importante é saber substituir aqueles alimentos que não apresentam valor nutricional por alimentos com benefícios para a saúde.

De acordo com Dra. Linda Van Horn (Northwestern University, Chicago), que não estava envolvida no estudo, o chocolate escuro e as amêndoas não podem substituir um padrão alimentar geral saudável. Mas segundo ela, escolher essa abordagem tem benefícios sobre uma bebida açucarada ou outros alimentos que contenham açúcar e calorias sem os ácidos graxos insaturados e flavonóides que o chocolate e as amêndoas conferem.

O estudo foi financiado pela Hershey Company e o Almond Board da Califórnia.

Texto publicado no Medscape Cardiology

 

Não deixe de ler também: 

alimentação saudável

 

14 Dicas para uma alimentação saudável 

 

atividade física

 

7 Dicas para iniciar uma atividade física

 

A Loyola e Avellar possui profissionais capacitados e tem como objetivo cuidar da saúde e bem-estar de seus pacientes.  Agende sua consulta agora mesmo:  http://loyolaeavellar.com.br/clinica/contato/ ou 41.3076-3054

Alexandre

 

Dr. Alexandre de Loyola e Silva Avellar Fonseca – Cardiologista

 

Compartilhe...

Comentários

comentários